sábado, 12 de abril de 2008

CUSTO BRASIL

Carlos Alberto Sardenberg em sua coluna no O Globo de 10/04/2008, sob o título Custo Brasil, nos dá um retrato dos problemas enfrentados pelos empreendedores no Brasil.

Citando que a Gerdau tem 36 mil empregados em 13 países, com muitos processos trabalhistas, mas todos no Brasil, além dos problemas fiscais brasileiros, aborda a pesquisa realizada pelo Banco Mundial “Fazendo Negócio”, em que o Brasil aparece em 122º lugar entre 178 países. Considera que as reformas necessárias demoram no Brasil devido ao viés burocrático clássico, afirmando que pior é a ideologia anticapitalista, “um ponto de vista que atravessa toda a sociedade e o espectro político”, resultando na imposição de controles rígidos e absurdos sobre empresas que nem começaram a funcionar, parecendo que elas são culpadas antes de fazerem qualquer coisa. Conclui que deveria ser o contrário: haver liberdade ampla para empreender e punição no caso de algo errado ser feito, pois aqui, quem trabalha corretamente é sufocado por um ambiente hostil, enquanto quem trabalha fora da lei, no informal, fica anos sem ser importunado pelos fiscais.

Sardenberg é conhecido pelo seu posicionamento a favor do empreendedorismo e dos valores liberais, se destacando em um meio onde a maioria se alinha com, como ele mesmo diz, a ideologia anticapitalista, que valoriza o Estado e a profusão de controles, normas, portarias, etc... Ainda que haja a defesa da livre iniciativa por parte da grande maioria, a mesma é sempre colocada sob todo o tipo de controles, como se o empresário fosse suspeito e mesmo culpado, às vezes até mesmo antes de começar a trabalhar. Para quem trabalha com Administração ou se prepara para isso, é extremamente importante saber que dentre os fatores externos à organização, o Estado e, sobretudo, a visão anticapitalista que impregna a sociedade, é um fator que sempre deve ser levado em consideração nas decisões administrativas de todos os níveis – operacional, gerencial e, em especial, estratégico.

Nenhum comentário: