sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Matéria Jornalística

01/08/2008

Universitários do DF ganham acesso ao universo empreendedor

Segunda-feira (4), uma palestra do Professor Fernando Dolabela marca o lançamento do Núcleo do Talento Empreendedor para as Universidades de todo o Distrito Federal

Do Sebrae/DF

Brasília - A Associação de Jovens Empresários do Distrito Federal (AJE), com apoio do Sebrae/DF, lança na segunda-feira (4) o projeto Núcleo do Talento Empreendedor (NTE) para a comunidade acadêmica e universitários de todo o DF. O projeto, que já é desenvolvido de forma piloto desde fevereiro em três universidades, será apresentado para novos parceiros a fim de ampliar a capacitação de estudantes na área empresarial.
Na ocasião, o professor mineiro Fernando Dolabela, considerado um dos maiores especialistas em empreendedorismo do País e autor do livro 'O Segredo de Luísa', ministrará a palestra 'Perfil empreendedor é requisito para qualquer atividade profissional'.
A idéia é motivar os participantes a trilhar um caminho diferente do que é buscado por grande parte dos estudantes. “Os jovens são preparados desde cedo para passar num concurso, mas a máquina pública não tem condições de absorver todos. Enxergamos no empreendedorismo uma alternativa para que o jovem tenha um futuro profissional promissor”, afirma o vice-presidente da AJE, Flávio Resende.
A meta do Núcleo do Talento Empreendedor é capacitar dois mil universitários até 2010, de acordo com Maria Auxiliadora Umbelino de Souza, coordenadora do projeto na Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae no DF. “Queremos mostrar ao universitário como enfrentar o mercado e a concorrência agressiva que existe hoje”, diz.
Ela explica que o NTE funciona em três etapas: uma de Inspiração, com palestras e atividades motivadoras para os estudantes; outra de Criação, que conta com oficinas e consultoria empresarial; e uma última fase chamada Evolução, na qual o participante tem a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu, por meio de estágios, além de elaborar um plano de negócio próprio.
Estudantes de todas as áreas de graduação podem participar do projeto e não há restrição em relação ao semestre que está sendo cursado, nem à faixa etária. Além disso, todas as atividades dão direito a um Certificado. Mais detalhes do projeto serão apresentados durante o evento.

www.df.sebrae.com.br

Nenhum comentário: